°Edu, tintura,tonalizante ou henna? O que devo usar ? Qual a diferença?


Xiiiiiii, e agora? Rsrsrs... Vamos lá, vou tentar ser bem didático para que fique bem claro.
Primeiro vou explicar qual a diferença entre elas e assim junto com um profissional você escolher a melhor opção. As Tinturas em geral contêm uma substancia chamada “Tioglicolato de amônia” que é comumente chamada de amônia, essa substancia tem como finalidade dilatar, isto é, abrir as cutículas do fio de cabelo é por isso a tintura tem o poder de clarear e colorir os cabelos. Por essa particularidade das tinturas, as cutículas após abertas,a coloração penetra na melanina* do fio clareando (no caso das tintas claras) e ao mesmo tempo depositando a nova cor nos fios, isso mesmo a cor da tintura se fixa na melanina do cabelo, (por esse motivo que se passar todo mes tintura nas pontas,o mesmo desbota muito rápido,pois cada vez que você passa tintura nas pontas, mais melanina o cabelo perde). Por essa característica que é de extrema importância que se faça a neutralização desse processo químico através de produtos específicos, para que essas cutículas fechem novamente, mantendo os fios protegidos e assim os cabelos se manterão com brilho e a cor muito mais duradoura. E o tonalizante? Bom, o tonalizante não tem o tioglicolato de amônia, isto é, não dilata as cutículas dos fios, não tem o poder de clarear os mesmos. O que acontece, é que o tonalizante envolve os fios pelo lado de fora das cutículas, é isso mesmo, ele “encapa” o cabelo com a nova cor. Aí você me pergunta! Então o tonalizante é mais suave para os fios, conseqüentemente é melhor? Depende do objetivo! Realmente o tonalizante é mais suave para os fios, mas no caso de clarear um cabelo "tonalizado"é bem mais difícil do que o "tingido" e esse é uns dos motivos que se deve analisar e algumas outras:
°Se você quer escurecer o cabelo e não tem uma quantidade grande de brancos (abaixo de 30%), ou tem reflexo, luzes ou similares, o melhor é o tonalizante.
°Se quer clarear até cinco tons, pode ser usada a tintura.
Outra coisa a ser analisada e para isso você precisa do acompanhamento de um bom profissional, é a compatibilidade química. Por exemplo, se o cabelo tem algum tratamento forte como alisamento, relaxamento, escova definitiva (Alisamento japonês), permanente ou uma descoloração não muito intensa, precisa ser usado tonalizante, pois principalmente nos casos de alisamento e relaxamento com base de hidróxido de sódio, o tioglicolato de amônia é incompatível, e assim o risco de haver um corte químico (quebra) será muito grande, então nesse caso a melhor opção será o tonalizante.
Deve-se aplicar o tonalizante (no caso de retoque) somente na raiz, pois como ele encapa o fio, corre o risco de as pontas ficarem muito mais escuras que a o restante, pelo fato de ficarem camadas excessivas de tonalizante nos mesmos, deve ser passado na raiz e só no final do tempo massagear no máximo cinco minutos as pontas, isso a cada três ou quatro meses, quando isso não é respeitado, um tonalizante louro escuro pode carregar as pontas com um resultado castanho escuro ou preto pelo fato desse acumulo excessivo de tonalizante nas pontas.
E a henna? A henna existe dois casos, as naturais sem componentes químicos, e as que contem metais em sua composição ( que é o caso também de algumas tintas e alisantes que tem escrito na embalagem “sem amônia”). No caso dos metais, este é incompatível com qualquer outra substancia, isto é, quem passa esse tipo de substancia fica condenado a não usar nem amônia nem sódio até o corte de toda a parte do fio que tem estes componentes (metais) tais como óxido de cobre ou de chumbo.
Ahhh, essas "tituras sem amonia" com metais geralmente se prepara não com oxidante(água oxigenada cremosa) e sim com água quente.
(*)A melanina é um pigmento produzido por uma célula de nosso corpo chamada melanócito. O melanócito está na parte inferior da epiderme (que é a camada mais superficial da pele). A melanina também está presente no cabelo. O cabelo branco é o fio insento de melanina e é por isso que é tão díficil tingi-los. Quanto mais melanina tem a pele ou cabelo mais escuro é a sua cor e quanto menos mais claro. O albinismo é o resultado da falta de melanina.

13 Response to "°Edu, tintura,tonalizante ou henna? O que devo usar ? Qual a diferença?"

  1. Anônimo Says:

    Sent to Link Number: 665d1
    Sender Name: Walmara Lima
    Sender Email Address: walmaralima@hotmail.com

    Olá Edu,
    encontrei vc pesquisando sobre o uso de henna e tonalizantes. Tentarei ser breve:
    Tenho 47 anos, uso henna há um bom tempo, sei lá uns dez anos(?). O objetivo sempre foi disfarçar os fios brancos, não queria tinturas e queria alguma coisa que pudesse usar em casa sem muito risco. Meu cabelo é originalmente castanho escuro e sempre utilizei a Henna "Surya" em pó ou creme na cor louro dourado. Neste momento acho que estou entre 20% a 30% de fios brancos, a henna ainda colore bem, deixando os fios brancos dourados, mas meus cabelos estão muito ressecados e com muito frizz. Eles são cacheados, fios muito finos e cachos não muito fechados. Sabe, aquele tipo de cabelo que se for preso num rabo ainda molhado quando solto fica lisinho da raiz até o ponto preso pelo elástico.
    Tenho gasto um bocado com meu cabelo atualmente, mas isto não seria problema se obtivesse resultados. Minha última tentativa foi com a linha "Absolut repair da L'oréal - shampoo, condicionador, máscara, ampola power b e leave in. Melhorou muito, o cabelo está mais sedoso, brilhando, mas o frizz continua lá. Tentei procurar ajuda profissional, mas não senti muita segurança. Indicaram escova de queratina, marroquina, mas ainda não tentei nada, porque tenho pavor de piorar a situação e não quero alisar meus cachos.
    Gostaria que vc recomendasse um bom profissional aqui em Belo Horizonte, pois acredito que minha auto suficiência não está ajudando nada.
    Também gostaria de saber sua opinião sobre coloração. Tenho muita resistência em usar tinturas mas sei que chegará uma hora em que não terei outra alternativa, pois não tenho um rosto que compense o peso de uma cabeleira prata.
    Ainda posso insistir com a henna após tratar meus cabelos? (Li que embora o fabricante diga que não, a henna pode conter metais pesados.)
    É possível utilizar os tonalizantes? Posso usar no fio que ainda está colorido pela henna? Tem alguma marca que vc recomende e que cor apenas douraria os fios brancos?
    Juro que tentei ser breve, desculpe se tomei muito dos seu tempo. Obrigada e um abraço,
    Wal

  2. Anônimo Says:

    Walmara,
    Antes de mais nada quero dizer que fico muito contente quando as pessoas me procuram pedindo ajuda ou conselhos profissionais, não se preocupe com o tempo, pois adoro tudo isso, pois sou apaixonado pela minha profissão e peço que divulgue meu trabalho mesmo p/ quem não more em "Sampa".
    Bom, p/ dar um diagnostico de cor, preciso de algumas fotos do seu cabelo e de preferência na luz do dia para não ter a cor muito distorcida por lâmpadas amarelas ou brancas demais. Sobre o uso das Hennas, realmente temos os problemas dos metais contidas na composição e isso complica uma pouco numa eventual mudança de coloração ou outra química que se queira passar. Apesar de não usar no salão onde estou um tonalizante da L'oreal chamado "Richesse", creio que é a melhor opção p/ vc por eu conhecer bem esse produto, sei que será difícil uma reação química por causa do metal. Quando vc mandar as fotos eu digo a cor que vc deve comprar. Não faça progressiva, marroquina (que é progressiva tb), pois todos esses tratamentos irão alisar seus cachos, o frizz deve ser cabelos novos, cabelos que cairam e estão crescendo de novo, o ideal é ir a um dermatologista e avaliar se é isso mesmo. Tratamento te aconselho a linha All Soft e Real Control da Redken que esta no meu blog. Outra coisa muito mas muito importante mesmo é não manter o cabelo esticado principalmente não prender rabo de cavalo quando molhado, pois isso estica os cachos da raiz e meio do cabelo. Outra coisa, o elástico quebra os cabelos, não use, use aqueles palitos de espetar os cabelos ou uma piranha de plástico grande! Não conheço ninguém na sua cidade, me desculpe! Qualquer coisa pode contar comigo.
    Abs.

    Em 24 de julho de 2010 11:59, escreveu:

  3. Anônimo Says:

    Olá, eu tenho 41 anos e nunca tinha feito nenhuma tintura ou qualquer outra química em meus cabelos, eles são finos, bem lisos e castanhos, não muito escuros. Neste último sábado eu fui a uma cabeleireira que me convenceu a fazer luzes com touca, porque estava com alguns cabelos brancos. Eu odiei o resultado das luzes, ficou amarelado, apesar de eu pedir que ficassem mais para acinzentados. Fiquei desesperada e passei um tonalizante da Loreal, louro escuro. As pontas ficaram perfeitas, mas da raiz até uns 5 centimetros ficou laranja. O que posso fazer agora? O tonalizante que usei deveria durar 28 lavagens, mas lavo todos os dias e com 2 lavagens já começa a aparecer os fios amarelos das luzes e a raíz está cada vez mais laranja. Tem alguma forma de eu neutralizar as luzes sem estragar o meu cabelo? posso usar um tonalizante louro escuro acinzentado? não encontrei tonalizante nesta cor, somente tintura, mas preferia usar tonalizante. Você poderia me recomendar alguma marca e número? O louro escuro ficou exatamente da cor do meu cabelo nas pontas, o problema são as raízes. Obrigada, Elizabeth

  4. Unknown Says:

    Oi Elizabeth, se quiser mandar uma foto do cabelo fique a vontade. Bom pelo que vc esta me falando acho melhor fazer o seguinte, se não for possível ve-la pessoalmente, então faça o seguinte, compre Color Touch da Wella nr. 6/0 e outro 5/0, se nas pontas ja esta com a cor legal então não passe nas pontas de novo, misture duas partes de 6/0 com uma parte de 5/0 e passe na raiz onde ficou mais claro, mas se tiver que passar nas pontas tb, só passe o 6/0 p/ não escurecer as pontas d+.
    Acredito que a raíz deve ter ficado mais clara pelo fato de ela ter passado o produto na raíz junto com as pontas e o correto é passar na raíz depois que as pontas começasse a clarear um pouco, pois como a raíz é mais quente por causa do calor do couro cabeludo e por isso clareia mais rápido, e o fato de ter ficado amarelado pode ter sido pelo fato de ter ficado menos tempo que o nescessário ou por não ter matizado ( tonalização rápida) depois de clarear. Boa sorte e se desbotar de novo repita o processo com cautela. bjão

  5. Anônimo Says:

    Olá Edu! QUe bom que te encontrei! me ajude por favor,
    Sou bem branquinha e tenho o cabelo castanho escuro e a 2 anos faço luzes Loiro claro sobre a base 9.23 majirel. (Eu sempre quis o meu cabelo mais claro, pedi ao meu cabeleleiro que o deixasse louro Adriane Galisteu; mas ele nunca concedeu o meu pedido, dizendo que danificaria muito o meu cabelo). Eu não frequento mais esse cabeleleiro pois mudei de cidade. Eu tenho os cabelos longos e não tenho intençao de corta-los; eles são da altura dos seios.

    Estou com mais ou menos 5 dedos de cabelos com tinta de retoque( um pouco mais escura que o restante do cabelo, mas ficou avermelhado...(e uns 2 dedos de cabelo virgem

    A questão é: Queria apenas cuidar desses 5 dedos de cabelo apenas, sem mexer em todo o comprimento pois meus cabelos já estão bem danidicados e não quero corta-los caso as luzes danifiquem...

    É possível fazer o retoque apenas nessa parte sem mexer em todo o cabelo?
    Corro o risco de ficar com o cabelo de 2 cores e precisar colorir depois para consertar?
    Por favor me explique como poderia ser feito?

    Eu uso a linha resistence da Kerastase faço mascara 2x por semana com o produto.

    Esse meu cabeleleiro insistia muito para que eu cortasse o cabelo... ele dizia que era inevitável pois não existia loira com "quimíca" e cabelo longo.

    Discordo dele... meu cabelo é longo e saudável, levemente ondulado... as pessoas elogiam muito meu cabelo, chama a atençaõ.

    Estou morando em sp a 5 meses e nesse tempo fiz apenas 2 retoques nas raízes e não gostei do tom avermelhado que ficou...

    Você atende em sp?

    Abraços.

  6. Anônimo Says:

    OLa Edu ,

    Tenho poucos fios brancos e quero usar uma quimica o menso prejudicial possivel.
    O Que usar? a Henna natural da Welleda é uma boa opcao ?

  7. Anônimo Says:

    olá edu preciso muito da sua ajuda.tenho os cabelos escuros sem quimica nenhuma e recentemente dei um reflexo, so que danificou bastante meu cabelo, partiu bastante fios. o que faço coloco a cor natural dele para tentar recupera-lo mais rapido?

  8. Unknown Says:

    não passe nenhuma tintura ou tonalizante para recupera-lo, e sim nutri-lo com produtos de qualidade como os da Redken. abs

  9. Anônimo Says:

    Edú boa tarde.
    Passo henna himalaya em pó no meu cabelo a mais de 7 anos tenho mais de50% do cabelo branco antes eu gostava do efeito mas agora ele está ficando alaranjado em algumas partes, onde eu tenho mais cabelos brancos.
    Gostaria de mudar posso passar algum tonalizante?

    Grata

  10. Unknown Says:

    Sim color touch da wella.

  11. Valdeline Oliveira Says:

    Muito bacana as informações que aqui estão........
    Eu Sou nova na cidade que eu moro no momento,Eu queria fazer progressiva para alisar um pouco mais o cabelo e pretendia escurecer a parte da frente que estava mais clara (meu cabelo e preto e gosto de por a cor preto azulado) e por não conhecer ninguém, fui em qualquer salão........Eu expliquei que tinha feito duas progressiva (a última em junho de 2011)Resumindo ela fez uma sessão de queratina, fez um pré relaxamento, fez progressiva e por ultimo fez selagem......
    E o resultado de tudo isso não podia ser pior, meu cabelo que estava mais claro na parte da frente quebrou muito e os ficaram estão muito crespos, e avermelhados, e eu não sei o que faço, estou com medo até de por uma tinta ou tonalizante. Vc sabe né, isso acaba com o alto estima de qualque pessoa, imagine eu e faço de tudo pro meu cabelo ser lindo, e se for possível sem perder um fio...........

  12. Anônimo Says:

    olá meu cabelo está manchado, quero uniformizar a cor, mas uma vez passei o color wear da alfaparf 8.1 e meu cabelo em algumas partes ficou preto!! e foi um trabalhão para tirar...vc acha que se passar o 9.21 fico livre desse risco? ah, além disso quero fazer uma escova para alisar ele, é melhor fazer qual primeiro: o tonalizante ou a escova? ou tudo no mesmo dia? obrigada!!

  13. Anônimo Says:

    também estou em dúvida com o clor touch da wella 7/89, mas se o 8.1 ficou preto esse é pior né...

Postar um comentário