°Edu, tenho que usar xampu sem sal? Como sei se tem sal ? Qual devo usar ?



Não é apenas a embalagem que difere. Cada xampu tem sua composição diferenciada, que pode torná-lo mais ou menos adequado para seu cabelo. Aprenda a decifrar a fórmula e não erre mais na compra!
A função básica do xampu é a de remover a oleosidade excessiva e as células mortas, bem como os resíduos de poluição e de cosméticos. Para atingir esse objetivo, cada empresa desenvolve seu mix de substâncias. Contudo, há ingredientes básicos, presentes na maioria das marcas. Confira:
Tensoativos: são responsáveis pela ação detergente. Os mais comuns são o lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e o lauril éter sulfossuccinato de sódio (este, mais suave, é muito empregado nas linhas infantis). Inclusive, xampu infantil deixa os cabelos de pessoas adultas muito ressecados, portanto, usem somente em crianças pequenas.
Sobreengordurantes: repõem parte da gordura retirada pelo detergente, evitando o ressecamento provocado pelo tensoativo. O mais utilizado é a dietanolamina de ácido graxo de coco, que, como o nome diz, é uma gordura extraída do coco. Outros exemplos são a lanolina (extraída do pêlo do carneiro) e a lecitina (derivada da soja).
Espessantes: deixam o produto encorpado e facilitam a aplicação. O mais utilizado é o cloreto de sódio mais conhecido como “SAL”. Apesar de falarem muito que o sal faz mal aos fios, o sal existe naturalmente no próprio cabelo e pele, porém o excesso de sal que é bem prejudicial. No caso do cabelo com escova progressiva, o sal vai esfoliar os fios, fazendo com que a película formada pelo formol no cabelo, saia precocemente, tirando assim o efeito liso da progressiva. A cosmética moderna lança mão de recursos tecnológicos para substituir o sal por espessantes mais suaves, eficientes e que formem uma película protetora nos fios. É o caso do PEG-120 dioleato de metilglicosídeo, um açúcar extraído do milho também usado para aumentar a viscosidade do xampu. Quando o xampu tem esse tipo de espessante, ele fica "bem grosso”, se você coloca na palma da mão e aperta com o dedo o xampu com PEG, fica a marca do dedo por alguns segundos nessa porção do produto. Outra dica importante é nunca lavar os cabelos com sabonete, pois eles são muito alcalinos e por isso não remove as sujeiras, isto é, os cabelos e couro cabeludo não ficam limpos.
Ácidos: como os detergentes são levemente alcalinos (têm pH pouco acima de 7,0) e o cabelo e a pele têm um pH ligeiramente ácido (entre 5,5 a 6,0), costuma-se adicionar ácidos, como o cítrico, extraído de frutas, para balancear a formulação.
Conservantes: sua meta é não deixar que fungos e bactérias contaminem o conteúdo dos produtos. O mais empregado é o metilparabeno.
Todo cabelo precisa de um xampu adequado ao seu tipo

Perolizantes: detergentes adicionados de ceras, eles dão efeito perolado a xampus para cabelos secos e normais.
Essências e óleos essenciais: sintetizados ou extraídos da própria planta, têm a missão de perfumar o cosmético. Exemplos são a lavanda e a hortelã.
Ingredientes ativos: há mais de 1000 ativos usados para enriquecer a mistura. É o caso das vitaminas, como a A e a E, que nutrem os fios, bem como das proteínas, como a queratina e o colágeno, que reparam as estruturas danificadas ( até certo ponto, pois se tiver perda de matéria que é quebrando muito, só o corte resolve). Outros hits são a babosa (Aloe Vera), que tem ação calmante e umectante (retém água, "hidratando os fios") e a camomila, suavizante e clareadora por natureza. Já algas, hamamélis e confrei regulam a oleosidade, enquanto o silicone deixa o cabelo mais brilhante e fácil de pentear.
Como levar para casa a fórmula certa?
Se o cabelo for oleoso, seco ou normal, basta optar por produtos específicos. Agora se o cabelo for misto, o ideal é aplicar um xampu para cabelos oleosos na raiz e outro para cabelos tintos ou ressecados nas pontas(não esfregue as pontas nem na hora do xampu e nem na hora da toalha, para secar envolva as pontas na toalha e aperte bem para a água ser absorvida pela toalha e assim não quebrar os fios), voltando ao xampu, na dúvida, é melhor comprar para cabelos normais. Lembrando que deve-se intercalar os xampus e condicionadores para evitar o "efeito da substantividade" mais conhecido como "efeito acumulativo" que nada mais é que o cabelo ficar saturado com aqueles componentes existentes na respectiva marca em uso. Outro fato importante é que todos (menos os calvos)devem usar condicionador, pois eles dão proteção aos fios. Os condicionadores devem ser passados longe da raiz e deve ser muito bem enxaguados, deixando os fios sem resíduos dos mesmos.Se os cabelos forem muito secos, passe e deixe um bom leave-in ou creme para pentear, más nunca use o condicionador para esse fim.

0 Response to "°Edu, tenho que usar xampu sem sal? Como sei se tem sal ? Qual devo usar ?"

Postar um comentário