Edu, o que são esses pontinhos brancos, que fazem quebrar os meus cabelos?


Isso é um problema bem complicado e que merece toda nossa atenção. Complicado pois é difícil resolver à curto prazo. Bom, e o que são esses pontinhos brancos que quebram os cabelos? Esse problema chama-se Tricorrehexis Nodosa.

Todo o comprimento da haste do cabelo (sobretudo na proximidade das pontas), encontramos a presença de verdadeiros nódulos, oriundos de uma alteração tanto longitudinal como transversal da secção curtical.
Cabelos saudáveis e cabelos danificados

* Cabelos saudáveis: cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas, chamadas cutículas (foto da direita), que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular, o que mantém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

* Cabelos danificados: (foto da esquerda)apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração,alisamentos, etc.)manuseados por pessoas inexperientes, além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca, isto é, sem passar um thermo ativado antes da escovação). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo.

O tratamento é longo,e nos casos extremos há a necessidade de se cortar os cabelos bem curto ou até um ponto onde não haja mais os Tricorrehexis Nodosa . Então o negócio é cuidar muito bem dos cabelos, sem abusar de produtos à base de queratina e preferir os produtos com ciclomethicone e dimethicone, cortar os cabelos no máximo a cada dois ou três meses e tratá-los com produtos adequados como dito acima. Mas lembrando que o melhor tratamento é a prevenção, então visite periodicamente minha cadeira !!rsrsrs...

26 Response to "Edu, o que são esses pontinhos brancos, que fazem quebrar os meus cabelos?"

  1. Anônimo Says:

    eu tenho esses pontinhos nas pontas do meu cabelo, ele tem alisamento, mas eu cuido com produtos bons e hidrato, mas mesmo assim meu cabelo continua danificado. Não sei mais o que fazer para ter um cabelo bonito T.T

  2. Unknown Says:

    Bom, como você deve ter lido no post, eu digo que esse é realmente um problema sério para que não quer perder comprimento dos cabelos, quanto aos pontos brancos, não te mais jeito, eles vão continuar mesmo com a melor hidratação do mercado, o melhor a se fazer é cortar onde tem os pontinhos brancos, e fazer uma Quimi Repair
    para evitar que esses pontos subam cada vez mais indo próximo da raiz, e quanto mais subir mais terás que cortar o comprimento.
    Obrigado e te vejo no slão para conversar e analizar seu cabelo sem compromisso.

  3. Renata Prado Says:

    Olá, Edu. Meu cabelo estava hidratado e muito longo, mas a raiz estava volumosa. Fiz um alongamento com cauterização (que havia feito há 6 meses). O profissional era de confiança. O resultado foi uma bomba. Pontas duplas, triplas, quádruplas, descamando. E quebradiço, com esse problema que você descreveu. Meu cabelereiro não soube explicar e já agendei dermatologista. Já foram tb 2 cortes e já estou vendo que os cabelos longos que cultivei já eram... Vc poderia me indicar um bom produto? Obrigada;)

  4. Unknown Says:

    Este comentário foi removido pelo autor.
  5. Unknown Says:

    4.

    Oi Renata, muito obrigado pela confiança!
    Primeiro gostaria de saber qual tipo de alongamento vc fez, foi o mega hair, com cola de queratina? E a cauterização ? Era com queratina? Muita queratina no cabelo tb provoca esse tipo de problema, no meu blog eu falo sobre o abuso da queratina nos cabelos. Bom quanto ao tratamento o melhor seria se vc me procurasse no salão sem compromisso para uma avaliação mais precisa, assim poderei indicar melhor. Estou a disposição. Obrigado

  6. Anônimo Says:

    Eu tenho uma Fazenda no meu cabelo, é horrivel parace lendia. E o que me deixou triste, foi quando você disse que teria que cortar bem curto, até acabar com todos os pontos. Eu amo cabelo cumprido, o meu é um palmo abaixo do ombro, e estou lutando para que cresça mais 2 palmos, pois meu cabelo tem um crescimento muito ruim.
    Meu cabelo é bem fino. E os produtos que usei no meu cabelo foi relaxamento, depois de uns anos, progressiva, depois luzes, fiquei nesse processo de progressiva e luzes por um ano, a ultima progressiva que fiz foi no final de setembro de 2009, e em fevereiro deste ano, quis escurecer o cebelo, pintei de vermlho, e depois de 02 meses castanho. Por ele ser enrolado, optei por fazer relaxamento novamente, ressecou todo meu cabelo, onde a cabeleleira usou relaxamento com amonia da Sharon Line. Agora não sei mais o que fazer nele. Quero alisar novamente, porém tenho medo que a progressiva aumente esse terriveis pontinhos brancos. O que vc recomenda.

  7. Unknown Says:

    Pare com as químicas, até eu ver seu cabelo, alisar novamente sem uma analise mais detalhada só vai piorar seu problema, ja disse, esses pontos brancos não cola é cabelo quebrado, e se quebrou... quebrou não da pra colar, se não cortar e tratar vai cada vez mais subir mais próximo da raiz, então é isso, me deixa ver seu cabelo pra poder te ajudar meu anjo da forma mais eficaz e honesta possível. Pare com as químicas, trate primeiro. bjão

  8. Anônimo Says:

    Olá , eu tenho esses pontinhos também .. sofro muiito :/
    pois faço cauterização todo mês , mais não queria corta meu cabelo agora quii ele cresçeu e ta liindão , vsê pode me indicar alguns produtos qui eu possa ta comprando e ultilizando para acabe com esse problema ?

  9. Unknown Says:

    Claro ! Use a linha Smooth Down da Redken e pare com a cauterização urgente, principalmente se tiver queratina na composição. abs

  10. Anônimo Says:

    Edu, que coisa boa encontrar um lugar explicando melhor sobre esse assunto, pois é algo que não se fala muito né, não é muito conhecido. Eu tenho esses pontinhos, e meu cabelo está grande, mas parou de crescer a algum tempo por causa desses pontinhos, eles fazem o fio quebrar! E você disse para evitar produtos com queratina, e eu tomo aquele remédio, o Pantogar e na sua composição tem queratina! E agora? Isso vai piorar? E comecei a tomar Pantogar pra fortalecer meus cabelos e ajudar a crescer. O QUE EU FAÇOOO?

  11. Irene Says:

    Olá edu, tenhos esses pontinhos no meu cabelo e faço alisamento de 5 em 5 meses,me indique um bom produto pra resolver esse problema.obs:(corto meu cabelo de tres em tres meses e hidrato toda semana),obrigado.

  12. Unknown Says:

    Olá Irene td bem? Vou te indicar duas linhas da Redken, a linha SMOOTH DOW e a linha principal a NOVA LINHA EXTREME COM TECNOLOGIA IPN, mas tem que defessa linha nova pra cabelos bem danificados, vc esta em SP? Abs

  13. Anônimo Says:

    Eu usei chapinha direto durante 1 ano,agora as pontas estão com pontinhos brancos e caem ou quebram direto.O que devo fazer?Será um problema de saúde ou apenas queda?Aguardo ansiosa sua resposta!

  14. Juliana Juba Says:

    Edu minha filha de 4 anos esta apresentando em varias partes dos fios de cabelo esses pontinhos brancos. No caso de criança além de cortar as pontas qual o melhor tratamento?

  15. Irene Says:

    Bom dia!Edu sou de minas(morada nova de minas) e aki não encontro essa linha o que faço.

  16. Daniella Says:

    Olá Edu!!!
    Em setembro desse ano fui refazer minhas luzes mas não sei se o profissional ou se o produto não eram bons (ou os dois) e meu cabelo caiu muito. E as luzes ficaram um horror. Fui obrigada a jogar um tonalizante, que deixou meu cabelo abóbora. Umas 2 semanas depois joguei um tonalizante loiro escuro. Depois de alguns dias, percebi que meu cabelo estava com essas bolinhas brancas. Cortei uns 4 dedos no dia 15 de outubro. E agora, p/ minha infelicidade, essas malditas bolinhas brancas reapareceram (ou continuaram já nem sei mais). Terei que cortá-lo novamente?? Ou posso deixar crescendo??? Eu já gastei um dinheirão num tratamento num salão, uso Loccitane, masquitense (Kerastase) e o reconstrutor (verdinho) da Kerastase. Mas ele continua ressecado e bem volumoso, meu cabelo era tão jeitoso.... não sei mais o que faço!!! Posso fazer algum tipo de escova nele??? Devo cortar??? Vi que vc indicou a linha Smooth Down da Redken... Moro no Rio..... obrigadaaa

  17. Anônimo Says:

    Olá Edu, tenho esses pontinhos brancos mais ainda estã perto das pontas. Dou relaxamento no cabelo há uns 2 anos e meio só que meu cabelo só vei piorando de lá pra cá. Resolvi para mais ele continua quebradiço, estou ficando preoucupada, cortei o meu cabelo recentemente, mais continua quebrando, me indica algum produto bom e como resolver este problema?

  18. Andrea Says:

    olá Edu,

    Quando vc vem visitar Brasília? Queria muito tratar meu cabelo com vc, acredito que em uma visita recupero danos de uma década.
    Um beijo.

  19. Anônimo Says:

    Olá Edu td bem? Então tenho esses pontinhos brancos no cabelo, usei guanidina,luzes com pó descolorante, progressiva (que já virou agressiva). O que vc me recomenda?Help!!!
    Obrigada

  20. Unknown Says:

    um belo corte e que faca uma Quimi Repair da Redken, tratamento que faco aki no Retro

  21. Unknown Says:

    Daniella eu mando via Corrreios.

  22. Anônimo Says:

    Olá, Edu! tdo bem? meu cabelo tem duas progressivas, uma foi a marroquina da Inoar e a outra a comum. Ele era enorme, só que dps que fiz a marroquina da inoar, começou a cair e kquebrar muito, tive que cortar, sem falar nas caspas. Ano passado, dia 02/12/2011 eu fiz uma progressiva novamente, mas não era marroquina. Meu cabelo está caindo e quebrando muito, não importa os produtos que eu use, e olha que comprei um creme da Kerastase (que é muito carinho, e segundo amigos, ótimo), esses dais eu achei esses pontinhos brancos na raiz, tipo qndo puxei meu cabelo veio na raiz um pontinho branco. O que eu faço? e qnto a queda e quebra? não aguento mais, e não importa o que eu faço, meu cabelo está sem vida, quebradiço, muito feio!!!! É um SOS Capilar.....

  23. Unknown Says:

    parece que foi impericia do profissional, ou desconhecimentos tecnicos para manipular esses tratamentos, com certeza foi aplicado no couro cabeludo e quando isso acontece eh muito comum quebra, queda e escamacao, preciso ver seu cabelo de perto, mas algumas sessoes de Quimi Repair da Redken ( http://www.eduretro.com/2010/06/o-poder-de-uma-quimi-repair.html ) podera te ajudar, mas devera ser feita por uma pessoa abilitada. bjao obrigado

  24. Anônimo Says:

    Oi meu nome é Adriana, tenho 25 anos, desde pequena faço relaxamento em salões, hoje em dia uso guanidina, mas meu cabelo sempre teve esses terríveis pontinhos brancos que não deixam meu cabelo crescer além do pescoço,claro que faço escova e prancha semanalmente no salão.Estou pensando em trocar o relaxamento pela progressiva sem formol,só para amaciar a raíz mesmo, você acha que ela vai melhorar o aspecto dos meus fios e será que meu cabelo vai crescer? outra coisa, sempre hidrato meus cabelos com cremes de otimas marcas, oleo de argam, semi de lino, eles são macios e brilhantes, mas não param de quebrar e nem de ter os pontos brancos.

  25. Unknown Says:

    Adriana, muito obrigado pelo prestigio, leia essa parte da materia:
    * Cabelos danificados: (foto da esquerda)apresentam um desgaste provocado por produtos químicos (permanentes, produtos inadequados, tinturas, descoloração,alisamentos, etc.)manuseados por pessoas inexperientes, além dos danos físicos (exposição excessiva aos raios UV, uso de secadores, escovação brusca, isto é, sem passar um thermo ativado antes da escovação). Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo. Nos cabelos danificados, as escamas estão abertas, o que provoca perda de brilho, umidade e resistência. É por isso que eles necessitam de um tratamento profundo e intensivo.

    O tratamento é longo,e nos casos extremos há a necessidade de se cortar os cabelos bem curto ou até um ponto onde não haja mais os Tricorrehexis Nodosa . Então o negócio é cuidar muito bem dos cabelos, sem abusar de produtos à base de queratina e preferir os produtos com ciclomethicone e dimethicone, cortar os cabelos no máximo a cada dois ou três meses e tratá-los com produtos adequados como dito acima. Mas lembrando que o melhor tratamento é a prevenção, então visite periodicamente minha cadeira !!rsrsrs.."



    Entao... esses alisamentos no minimo foram mal feitos, ou exagerados na frequencia ou na forca dos produtos, progressiva sem formol nao existe, formol eh proibido, pode fazer mal a saude mas nao quebra cabelo e nem forma pontinhos brancos, quero deixar claro que nao estou mandando usar formol, porem esses alisamentos com guanidina, sodio ou amonia se for mal feito provoca quebra. espero ter te ajudado.

  26. Unknown Says:

    bom dia,Edu! Tem alguma linha de tratamento para esse problema que tenha um preço mais em conta? Beijo...YARA

Postar um comentário