ºEdu, se passar a máquina vai estragar o cabelo?


Meus clientes sempre me perguntam se ao cortar os cabelos com máquina, danifica ou encrespa os fios! Na verdade o que acontece é o seguinte:
É quase o mesmo caso das tesouras e navalhas ditas em uma das postagens desse blog, “Corto as pontas dos cabelos com frequência e eles sempre ficam com pontas duplas! ”,
Se a máquina utilizada não for de boa qualidade, pode deixar o as pontas com aspecto de quebrado. E o que é uma máquina boa? Bom, a máquina de corte de cabelo tem duas lâminas, uma fixa que geralmente é de aço inox e a lâmina móvel que pode ser também de inox ou porcelana, neste caso, se as duas lâminas forem de inox (qualidade inferior) elas aquecem muito por causa do atrito entre elas, o que provoca uma pequena dilatação dessas lâminas e assim deixando-as menos eficientes seu poder de corte, em alguns casos chega até puxar os cabelos provocando dor. Se a lâmina móvel for de porcelana (elas geralmente tem a cor branca ou cinza o que difere do inox) não há esse aquecimento, além de a porcelana ser muito mais eficiente ao corte e assim não “mastiga” os fios e dessa forma o corte é suave e indolor, lembrando que o melhor é sempre cortar os cabelos úmidos, o que ajuda bastante.
Outra pergunta que me fazem é se raspar os cabelos encrespa ou engrossa os fios.
Se for passado até a máquina no número zero, não, porém se for raspado com navalha ou uma lâmina de barbear com certa freqüência, pode até engrossar os fios, pois quando se raspa nesse nível, os fios para crescer precisam “furar” a pele para sair do bulbo papilar (furo onde fica a raiz do cabelo) e assim os fios começam a engrossar aos poucos, isso acontece com todos os pelos do corpo, como a barba, as mulheres que tem o costume de raspar os pelos das pernas com lâminas. Agora encrespar é pouco provável.

37 Response to "ºEdu, se passar a máquina vai estragar o cabelo?"

  1. Anônimo Says:

    Eu gostaria de saber se meu cabelo que ficou grosso e mais escuro depois de ter passado umas tres vezes volta ao normal se cortado com tesoura.
    Abrass

  2. Unknown Says:

    Provavelmente não. abs

  3. Anônimo Says:

    Enfim achei uma oportunidade de tirar minha tão antiga dúvida com um profissional de verdade!

    Eu tenho um cabelo muito liso e as raízes são direcionadas para frente (testa), de forma que deixa uma franja "escorrida" na testa, o que eu odeio tendo que recorrer ao gel diariamente. Sou homem e queria que meus cabelos ficassem penteados para trás.

    Eu quero saber se não há possibilidade de fazer algo para que meus fios fiquem voltados para trás sem o uso de gel.
    Penso que possa existir talvez um corte que possa quem sabe redirecionar meus fios de cabelo. Detalhe: Não gosto de cabelos muito longos, eu corto em intervalos de 30 à 45 dias!


    Muitíssimo OBRIGADO!!!
    Bruno.

  4. Unknown Says:

    Oi Bruno é um prazer receber seu recado. Bom, muita gente faz química nesse caso mas eu abomino essa pratica pois além de não resolver se arruma outro problema maior. Seu cabelo deve ser igual o meu, hoje uso o cabelo mais comprido, mas quando deixo mais curto utilizo uma pomada mais seca da Redken ( preciso ver seu cabelo), com certeza arrumamos uma solução, ligue no salão e marque uma hr. fone 31515820 das 12:00 até 23:00 nesse nr. abs obrigado

  5. Unknown Says:

    Olá Edu!!! Tenho uma duvida e acho q vc pode me ajudar.
    olha só meu Pai tem cabelo liso e minha mãe tem cabelo nem liso nem crespo(é arrumado sem precisar usar química), mas
    minha duvida é: eu uso relaxamento a 5 anos, hoje tenho 18, mas cansei de ficar usando esses produtos e quero deixá-lo virgem novamente isso é possível?
    E tem como saber se meu cabelo é liso ou duro pelos cabelos de meus pais??? Obrigado...

  6. Unknown Says:

    Como vai John? Não é possível saber seu tipo de cabelo pelo do seus pais, mas se você para de fazer essas químicas e ir cortando todos os meses, o cabelo volta totalmente a sua forma natural.Obrigado abs.

  7. Anônimo Says:

    olá Edu, possuo uma grande dúvida,
    a maioria das pessoas falam q raspar o cabelo engrossa o mesmo.
    gostaria de saber se isso eh mito ou verdade?
    obrigado.

  8. Unknown Says:

    Pode engrossar se raspar com lâmina. abs

  9. 'Samuel Says:

    Olá,
    Edu meu cabelo era bem liso ate meus 10 anos /dai comesei a passar mto gel e ele engrossou um pouco,quebrou e ressecou.Ai eu passei relaxamento uams 3x
    queria saber se passar maquina 2 nele se ele volta ao normal de ante(quando eu tinha 10 anos)preciso da sua ajuda !
    obrigado

  10. Unknown Says:

    Olá Samuel, td bem? Então... gel, relaxamento, ou qualquer outra química não altera o cabelo que vai crescer, isto é, eles não são responsáveis pela mudança da "genética" dos fios, por isso o fato de vc raspar o cabelo não trará o cabelo dos seu dez anos de idade de volta, mas tirará toda a química que foi feita, ele será virgem de novo, mas repito não será iqual dos 10 anos de idade. Abraço

  11. 'Samuel Says:

    queria saber se eu dexa ele crecer se ele anela e se vai combinar com a cor dsa apele morena?

  12. Unknown Says:

    sim, se seu cabelo for anelado, ele voltará anelar, mas terá que ir cortando as partes que tem química aos poucos.

  13. 'Samuel Says:

    Mas tipo a tendencia dele ñ e anelada e lisa (mais grosso)!ai eu n to maiz querendo passar maquina 2.Ai sera q ele cresce anelado?

  14. Unknown Says:

    preciso ver uma foto sua pelo menos.

  15. 'Samuel Says:

    me adc no msn/samuel.soueu@hotmail.com

  16. Unknown Says:

    não tenho msn, vc é de Sao Paulo?

  17. 'Samuel Says:

    ñ/sou de bh!mas se meu cabelo n cachear oq eu faço pra ele cachear e ser bem saudavel?

  18. Unknown Says:

    fui a cabeleireira ontem e ela desfiou todo meu cabelo com a maquina , achei que meu cabelo ficou duro , embaraçado e com aspecto de cabelo estragado . isso é efeito da maquina?? o que posso fazer para melhora-lo?

  19. gabistotozo Says:

    Ola!Eu gostaria de saber de uma coisa, bom eu cortei meu cabelo estilo "Moicano" ,pois eu pedi pro cabeleleiro passar a maquina 2 nos lados,bom meu cabelo e fino e liso, e por isso que eu to com uma duvida!, meu cabelo pode nascer grosso oou ficar ruim? (OBS: E a primeira vez que eu corto na maquina!).

  20. ricardo Says:

    ola edu td bem?meu cabelo é bom mais fica com pontas duplas,o que você min recomendaria pra fica todo por um?

  21. Anônimo Says:

    Meu nome e gabriel
    sabe eu usei quimica no meu cabelo usei alisante e amonia quero saber se eu raspar com a maquina 1 ele volta ele era anelado e eu deixava cresce e tirava as pontas pq em cima era liso sera q volta

  22. Unknown Says:

    Oi Gabriel, desculpe a demora, então, o cabelo cresce sem química, isto e, a medida que vc cortar ele ira ficar natural de novo. Abs

  23. Anônimo Says:

    Olá

    Achei seu Blog por acaso e agora vou acompanhá-lo sempre.

    1. Gostaria de saber: Estou ficando calvo, e não há corte q eu goste..há cortes recomendáveis para pessoas que estão ficando calvas?

    2. Meu pai é careca mas meu vô tem 104 anos e não é. Sou obrigado pela genética a seguir meu pai?Pergunto porque queria ir a um instituto de cabelo, para saber se posso não ser careca..e não quero gastar a toa se não puder fugir de ser careca.

    Abraço e parabéns pelo site.

  24. Anônimo Says:

    Meu cabelo tem uma espécie de falha nas laterais... sempre que corto baixinho fica uma ondinha um pouco acima das entradas da testa... se eu cortar bem baixinho com a maquininha ( passar a um e meio ) arruma esse defeito?

  25. Anônimo Says:

    Oi Edu, td bem?
    Meu cabelo era liso, mas com o tempo foi ficando cacheado e um pouco crespo, ja tentei fazer de tudo, mas n consigo pensar em nada que devolva o aspecto anterior do meu cabelo, me ajuda?
    Abrçs

  26. Kayque Says:

    Oi queria saber qual seria o melhor para usar: Gel, creme, ou fixador em spray, para arrepiar o cabelo sem ressecar e sem ter caspa, e que resista ao vento.
    E outra, qual produto você recomenda para hidratar o cabelo, pois me indicaram o bepantol liquido.

  27. Unknown Says:

    use instant bodifier da redken. passé e seque com secador. abs

  28. Unknown Says:

    Gabistotoso, se vc cortar com tesoura volta ao normal porem a tesoura tem que ter uma boa qualidade pra isso o profissional que for cortar tem que ser gabaritado. bjao

  29. Unknown Says:

    ricardo fica tranquilo nao ira acontecer, mas a maquina tem que ter corte porcelana, pergunte ao seu cabeleireiro se a maquina dele eh. abs

  30. Unknown Says:

    Kayaque seu cabelo mudou de dentro pra fora, isso acontece, meu filho nasceu com cabelo liso igual o meu e agora cacheou igual da mae, isso acontece, se vc quiser liso denovo devera fazer uma quimica. bjao

  31. Anônimo Says:

    Oi Edu, uma duvida, meu gel detono meu cabelo, de anos de uso, se eu raspar, tipo passar a máquina três, ele volta ao normal ?

  32. Unknown Says:

    Oi Marcos, obrigado pelo prestigio. Bom, se for um ressecamento causado gel e outras agressoes externas sim, mas se essa mudanca de textura for por fatores hormonais ou outro fator interno, nao mudara so raspando o cabelo, as vezes um dermatologista pode ajuda-lo ou ate mesmo alguns tratamentos da Redken, mas temos que fazer um diagnostico ao vivo. brigado e abs

  33. Anônimo Says:

    Boa Noite Edu,

    lhe mandei um e-mail, por gentileza, responder assim que possível.

    Obrigado.

  34. Unknown Says:

    vc me mandou um email, tenho muitos emails que estou respondendo, qual eh o seu... o seu nome . abs

  35. Anônimo Says:

    Olá! Tenho o cabelo liso na raiz, mas nas pontas ele ondula um pouco. Tenho também redemoinhos próximo a testa do lado direito, e um no meio. Ainda não consegui acertar um corte que combine comigo. Também tenho o rosto comprido; E quando o meu cabelo seca, ele arma um pouco, pois como eu disse, ele é "liso com as pontas onduladas".
    Se puder me mandar um email: teumelo2009@bol.com.br eu agradeceria, mas caso contrário, pode postar aqui mesmo.
    abraços
    fique com Deus

  36. Unknown Says:

    teumelo2009@bol.com.br, faltou colocar seu nome! Obrigado pela pergunta. Na ver dade seu cabelo nao eh liso na raiz, e sim ondulado, o que acontece eh que o peso do cabelo estica a raiz dando essa impressao, se vc cortar curto em no maximo uma semana ele vai comecar a ondular na raiz. Quanto ao corte eh dificil falar o que ficaria bom pra vc pois temos que ver seu rosto ao vivo pra avaliar com mais precisao. Quanto ao redemoinhos tenho uma frase que digo aos meus clientes: "Se nao pode ir contra os redemoinhos, entao junte-se a eles" isto eh, use-os a seu favor nao adiantar lutar contra eles. abs

  37. Anônimo Says:

    Edu, eu resolvi cortar meu cabelo no "novo" estilo "undercut", e passei a maquina 2 dos lados e atrás. Queria saber se eu continuar fazendo esse corte, utilizando a máquina, o meu cabelo irá engrossar ou não.
    Valeu, Álef Huan.

Postar um comentário